Literatura de cordel Cadê a Mata que lhes dei?Por Airam Ribeiro 26/04/06[Quadra]Sonhei que já estava mortoE com Deus fui conversar,E em uma dessas conversasFoi Ele assim me perguntar:[Setilha]- Meu filho você veioDo litoral da Bahia?Lá fiz a Mata AtlânticaFoi logo no sexto diaPedi ao homem pra cuidarPara purificar o ar.Como fiz com alegria![Décima]Como a Mata estáEu pergunto a você?Estou q ...
Literatura de cordel
Cadê a Mata que lhes dei? Por Airam Ribeiro 26/04/06
[Quadra] Sonhei que já estava morto E com Deus fui conversar, E em uma dessas conversas Foi Ele assim me perguntar:
[Setilha] - Meu filho você veio Do litoral da Bahia? Lá fiz a Mata Atlântica Foi logo no sexto dia Pedi ao homem pra cuidar Para purificar o ar. Como fiz com alegria!
[Décima] Como a Mata está Eu pergunto a você? Estou querendo saber. De tudo que nela há Dei para conservar Pros animais ter moradia E os pássaros na sinfonia Fazer a orquestração Pra vocês da região Viver em plena harmonia.
As árvores como estão E os frutos com o sabor? Eu os fiz com muito amor Pra cair sementes no chão Para que nesta região As árvores multiplicasse Para que purificasse Todo o ar do ambiente Fiz também as nascentes Para que a água jorrasse.
Diz meu filho como estão Os pássaros que lá deixei Fiz mais ainda não sei Se houve conservação. Dediquei a esta criação Todo fruto e toda flor Regados com muito amor Mandei que a chuva molhasse Pra que a semente vingasse E desse fruto com sabor.
A Mata Atlântica eu quis Fazer em todo o litoral Alegrar gente e animal Foi pra isso que eu fiz Com firmeza na raiz Para que pudesse agüentar Macaco, mico, sabiá, E que todos os moradores Tivessem muitos sabores Na hora de alimentar.
Para a mata aumentar Em toda sua extensão Coloquei a criação Pra desse caso cuidar Estando tudo no lugar Para que a flor fecundasse Deixei que a abelha levasse Os polens para as flores Junto com os beija-flores Pra que tudo continuasse.
Diz meu filho como está Os rios que lá deixei? Isso tudo eu programei Para que os viventes da Mata Tivesse a água farta Pra lavar e pra beber Também fiz o rio descer Cheio de peixes graúdos. Eu programei tudo Para o homem feliz viver.