Delasnieve Daspet
[Subsecretaria General y Embajadora - Brasil]
Na guerra não existe vitória, mas sim diferentes graus de derrotas'. [ Paul Goebbels. Político alemão 1897-1945]
Um Brado de Paz!...
De Mato Grosos do Sul, do meio do cerrado ralo do Centro-Oeste, de nossas águas puras, de nossas verdes matas, da revoada de nossos pássaros, da natureza presente, do homem queimado pelo sol da lida, dos nossos rebanhos, dos grotões de nossas terras, de nossas lavouras, da garganta seca, dos olhos ardendo, do frio e do calor, aqui no Brasil, - levantou-se o brado:' ' Poetas de todas as querências, de todos os quadrantes, de todos os sóis, de todas as luas, integrantes do Mundo, membros da Humanidade, artífices das Palavras e dos Atos de Paz - convido-os a RESISTIR - pela Poesia e com a Poesia - ao Conflito do Oriente Médio. Falem!' Conclamou-se a todos: ' Que ninguém se cale!' ' Gritem!' - pediu-se! ' Não podemos nos calar...' - decidiu-se! E do Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul - do Leste ao Oeste - as palavras chegaram... tímidas, no ínicio... Fortes! Chamando! Impondo! Cobrando! - a seguir... Já não se poderia calar... As comportas foram abertas e o o mundo não pode silenciar frente ao que ocorre no Oriente Médio. O que justificaria o bombardeio de populações civis e a destruição das infra-estruturas no Líbano e na Faixa de Gaza?! Como apoiar uma guerra onde mais de 1/3 dos mortos são crianças?! Tem alguma coisa errada quando começamos a matar as crianças! E porque o mundo está calado?! O que temem, em nome de todos os deuses? E que nos espera no final desta loucura? Este decênio - 2001 a 2010 foi considerado pela ONU - a década da promoção da paz. Da não violência para o futuro das crianças. Promover a Paz... Não deveria ser tão dificil... mas a cada dia ela se torna mais e mais complicada. Se já começamos a matar as crianças... A infância é o símbolo da inocência, o estado anterior ao pecado, da simplicidade, da espontaneidade. É o celeiro que esta aberto a todos os ensinamentos. Ao referir-se a futurização da paz - a ONU nos faz ver que a criança é o futuro em potência, a mudança possível, a sintese do consciente e do inconsciente - um simbolo da totalidade. Um simbolo que se reproduz em circulos - um simbolo reunificador dos contrastes nas crenças, do ideal possivel, do partilhar da sabedoria, da justiça, da harmonia, da paz, enfim. A paz não emerge automaticamente. Temos de assumir responsabilidades nas mudanças necessárias e contribuir efetivamente para a sua aplicabilidade. Todos nos necessitamos de um mundo de amor e sem medos. A igualdade de direitos tem de levar em conta as diferenças.Que cada um tenha a liberdade e o direito de escolher o próprio caminho - assim, chegaremos a Paz! Por isso os Poetas foram conclamados. Instados falaram em poemas, em versos, em prosa, em frases... e traduzem toda a tristeza, a dor, a revolta que cruza o Universo! O meu canto se transforma num lamento...
LAMENTO PELA PAZ! Delasnieve Daspet Guerra é Guerra. Não importa a sua violência, ou a sua virulência... Não existe desculpa para o descalabro... As nossas guerras de todos os dias, As nossas picuinhas, As nossas maldades internas, Nascem do rancor, da mágoa, do recalque que é o homem... É o homem mata! Suas bombas cruzam o anil dos céus, Toldam de cinza as tardes do mediterrâneo, Pontes, casas, castelos, crianças esparramadas pelos chãos, quais bonecos jogados, esquecidos, sonhos destruidos... Elos que se quebram, e que não serão recompostos! Não interessa quem esteja certo, quem esteja errado... Nossa consciência nos cobra: Não se cale! Não permita que o amordacem, que lhes toldem o sol, que lhes matem o ar, que lhes escureçam a lua! Poeta, não permita que o privem da liberdade! E, é pelo Homem, o meu lamento! Que o farfalhar das folhas leve meu soluço, E abrace a imensidão azul de nossos sonhos De Paz que ouso cantar, Neste canto de recriação que entrego ao vento! Recriar... Reciclar... Novos horizontes... Assumir decisões a cada dia, a cada instante, Pois não existem estradas fáceis, Mas a que esta adiante, Construindo um caminhar... É pelo homem, este solitário animal, O meu lamento de Paz!
Campo Grande-MS - 05-08-2006.
Já não há espaço nem tempo...
Começar todos os dias. de novo, de novo e de novo... Interminável reinício!
São as exigências da vida, É preciso estar atento. Cada um tem seu caminhar, e não se pode invadir o caminho dos outros, não se pode impedir alguém de seguir, pois, cada um trilha a sua luz!
Mas existem caminhos, ... e caminhos! Há tempo sigo o meu, fecho-me na solidão e fujo do comum, não tenho medo de ser diferente, especial!
Siga o teu, enquanto ainda há espaço, não seja um espectador fútil e desnecessário, siga e leve no teu bornal apenas o que não te incomoda.
Não vá fechando as portas - especialidade que te dedicastes - pois, um dia, quando quiseres retornar nada acharás.
Deixe um espaço em si para sentir as perdas que te chegarão; Um, para as lembranças que não se perdem... Há mistérios que não conheces e que não desvendarás. Não sentistes, ainda, todo o cheiro do fogo, não vertestes todas as lágrimas... ...ainda!
A vida ainda não entendestes, não plantastes nenhuma raiz, não te colocas na terra, aindas divagas, perdido, no ar, volátil, um fétido gás... Mas, faz-se tarde: Já não há espaço nem tempo!...
[** 22,00 hs 14-12-05 Campo Grande mS]
Libelo à vida!
Sou um fragmento neste universo infinito. Um fugidío momento de prazer e de eternidade. Tenho muito a aprender até respirar o último alento deste ar precioso! Que andei fazendo? O tempo passou. Águas rolaram. A vida seguiu. Eu não parei.
Não deixei envelhecer minh'alma. Não! Tenho, ainda - por companhia, o suave farfalhar das folhas da cálida brisa noturna!
E a lua, soturna e bela, que me empresta seu nome, sempre ilumina minhas noites!
E - nos dias - tenho o sol, quente, belo e forte.... e então ?!
Não posso me furtar a tomar minha parte, - do mundo - que está à minha espera!
Não me curvarei! Não me considerarei derrotada. Não me entregarei... Nao deixarei meus sonhos desvanecerem!
Busco meu resgate. Luto pelo meu direito à vida, à felicidade, o de poder um dia, no espelho da vida, olhar-me nos olhos e dizer-me: Fizestes!
Se melhor não foi, não importa, Me fiz presente!
[* * Campo Grande MS às 09,00 hs de 02/12/2.000 ]
Volta à casa.
Volto para casa. Maravilhoso voltar à casa! Nesta viagem, nesta paixão, nunca olhei para traz! Não lembrei o outrora...
Segui. Acompanhei as vagas noturnas. O murmúrio dos regatos. O sussurro nas folhagens. O raio de sol. As gotas da chuva. A noite que se faz dia. O vendaval da vida. As lágrimas. Perdas. Ganhos. O fogo da paixão.
Voltei. Voltei quando descobri que a escuridão dá passagem quando a noite traz o dia!
Voltei. Quando aprendi que o dia sai deixando ao vento as cantigas de ninar da saudade!
Voltei. Porque é a ti que recorro. Porque te pertenço. Porque me pertences. Porque te quero e sei que me queres. Porque somos - tu e eu: nós!
Voltei. Porque eu sou a solidão. Tu a saudade. Somos - Unas e indivisíveis! Nós!
[*** Campo Grande MS 15 de dezembro de 2.000 ]
** Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sulmatogrossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil. É poeta, advogada e faz trabalho social com menores carentes, em Campo Grande - MS, onde reside. Publicou e participou dos seguintes livros:
- Por Um Minuto ou Para Sempre - Tertulia na Primavera - Tertúlia na Era de Aquário - Vol. I - Poesia Só Poesia - coletânea - Tempo de Poesia - coletânea - Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul - Seleção de Poetas Notívagos - 2001 - Coletânea - Conceição do Almeida - Memórias Endereço Virtual: DELASNIEVE Miranda DASPET de Souza[ Luna ] www.delasnievedaspet.com.br[ referendado pela UNESCO ] http://br.egroups.com/group/LunaeAmigos www.ebooklunas.com.br www.pantanalms.tur.br [ referendado pela UNESCO www.lunaeamigos.com.br [ referendado pela UNESCO
daspet@top.com.br
delasnievedaspet@top.com.br
|