s
s
s
s
s
s
s

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

Edizio Mendona [Cnsul - Barra do Mendes-BA]
Nacionalidad:
Brasil
E-mail:
Biografia

Clementino de Matos
Edizio Mendonça

Foi chefe político de valor
De sua terra foi Juiz Distrital;
Na Chapada Velha foi lavrador
E onde foi garimpeiro de cristal.

Lá também ele garimpou diamante,
Foi na verdade, um grande lutador.
Na Chapada Velha, foi comerciante,
De cuja terra, ele foi um defensor.

Da Guarda Nacional, foi Capitão;
Foi chefe de jagunços, lá da serra,
Foi grande inimigo de Militão...

Clementino de Matos, foi valente
E foi um grande defensor de sua terra,
Protetor fanático de sua gente!

CORONEL HORÁCIO DE MATOS

Edizio Mendonça

Horácio de Matos, grande guerreiro.
Comandante de um bravo escalão,
Ele foi respeitado, foi altaneiro,
Baluarte da Chapada e do Sertão.

Da Guarda Nacional, foi Coronel;
Ele foi autêntico negociador.
Dos seus ideais, sempre foi fiel,
Foi na verdade, um grande lutador!

Da Chapada Velha, foi um defensor;
De Clementino ele foi o sucessor;
Cuja função soube desempenhar...

Na guerra, como na paz foi valente;
Intrépido, sagaz e intransigente;
Foi um exemplo difícil de imitar!

CORONEL MILITÃO COELHO
Edizio Mendonça

Tu foste sempre forte e corajoso,
Porém muito pacífico e cordial,
Eras carismático, prestimoso,
E, desta terra, tu eras o fanal.

E, como defensor da nossa gente,
Sabemos que tu desafiaste a morte,
Por isso viverás eternamente
Na galeria dos nossos homens fortes.

Em dezenove, na época da guerra,
Quando tu defendias a nossa terra,
Resistindo e enfrentando a luta inglória,

Te forçaram partir p\'ra Pilão Arcado,
Aqui tu serás sempre lembrado
Pois teu nome imortal ficou na história.

Barra do Mendes - BA

biografia:
Edizio Mendonça


SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

SECRETARIO: EDIZIO RODRIGUES MENDONÇA

Nasceu na cidade de Barra do Mendes, Estado da Bahia, aos 14 de agosto de 1938, filho do Sr. Ezequiel Rodrigues Mendonça e Sra. Esteva Maria da Anunciação.

Era casado com D.Cleonice Teixeira Mendonça, com a qual teve os seguintes filhos: Gleuda Simone, Eduardo, Lilia, Ana Amália, Edizio Mendonça Junior e Eliana Teixeira Mendonça, falecendo a sua primeira esposa, casou-se com D. Maria Sodré Mendonça, com a qual teve os seguintes filhos: Evandro, Edizia Maria, Edilma, Edenizio e Eniere Sodré Mendonça.

Exerceu em Barra do Mendes, entre outros, os seguintes cargos: Diretor Gerente da Emissora Radio Barra do Mendes- RBM, Secretario da Prefeitura, Secretario da ARENA.

Presidente das seguintes entidades:

Associação Rural, Sindicato Rural, Comissão Municipal do MOBRAL, Campanha Nacional de Escolas da comunidade [CNEC], Clube Cultural Barramendense, Associação Desportiva Barrense, Liga Barrense de Desportes, Diretório Municipal do PFL, Diretório Municipal do PTB, Associação Comercial de Barra do Mendes.

Foi candidato a Prefeito de Barra do Mendes, em 1972, pela ARENA DOIS.

Nas eleições de 15 de novembro de 1970, foi eleito o Vereador mais votado do Município, pela ARENA UM, com 234 votos, para a Legislatura 1971/1973.

Na Câmara Municipal exerceu as seguintes funções:

Presidente da Comissão de Educação e Cultura [1971/73], Líder do Governo Municipal, Líder da Maioria e Líder da Bancada da ARENA [ 1971/73].

Nas Eleições de 15 de novembro de 1976, foi eleito o primeiro Vice-Prefeito de Barra do Mendes, para o período de 1977/83, pela ARENA, filiando-se depois, no PDS e, em seguida , no PFL, depois ao PTB.

Foi Prefeito em Exercício de Barra do Mendes, por varias vezes.
Atualmente, alem de outras funções, é Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Presidente da Academia Barramendense de Letras, Presidente da Associação Barramendense de Cultura e Turismo,Presidente da Associação Barramendense de Preservação do Meio Ambiente,Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Membro de vários Conselhos Municipais, além de outras funções.

È autor dos Livros \'Poemas Para Cleonice\'[1969],\'O Coronel Militão Coelho\' [1980], \'Capitão João Pedro\' [2002], \'Barra do Mendes, Uma História de Lutas [2003],\'Campestre e Seus Horrores\' [2006] E \'Cantigas do Alvorecer \'-Trovas [2006].
Tem vários livros inéditos e em preparo,
faz parte de varias coletâneas,
antologias e dicionários, publicados no Brasil, colabora em vários jornais do País e pertence a inúmeras entidades culturais e literárias do Pais e do exterior.

Com uma visão voltada para as potencialidades naturais do município, sua cultura, história e tradições, esta administração procurou desde o início do mandato, dotar o município, do mínimo exigido para compor o seleto quadro dos agraciados como possuidores de grandes belezas naturais. A primeira providência foi desvincular a Secretaria de Cultura e Turismo da Secretaria de Administração.
Este foi o passo inicial para grandes conquistas.

# Convidou o escritor e historiador Edízio Mendonça para ocupar o cargo de secretário;
# Contratou Milton Dourado Lima, com larga experiência e conhecimento da área, para assessorar nos projetos de cultura e turismo;
# Realizou um amplo levantamento das potencialidades turísticas do município, inclusive com fotos e filmagens;
#Divulgou em jornais de circulação nacional, matérias sobre as potencialidades turísticas de Barra do Mendes;
# Para dotar a cidade do mínimo exigido, atendendo as recomendações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, efetuou-se a recuperação das estradas vicinais que interligam diversas localidades e recuperou o calçamento do centro da cidade, a exemplo das Avenidas Juraci Magalhães e Alberic Campos, das Praças Nestor Coelho, Nossa Senhora Aparecida, Senhor do Bonfim, Dr, Francisco Vieira Tosta e da Praça de Eventos, além das Ruas Padre João Cristian, Álvaro Campos de Oliveira, Otávio Mangabeira, Antonio Balbino, Tionílio Gomes Oliveira, Adelino Coelho, Landulfo Alves, Dr. Sebastião Nestor dos Santos, José Mascarenhas, Eurico Coelho, Coronel José Campos, Avelino A. Barreto e José Joaquim Sodré;
# No dia 7 de julho de 2005 inaugurou o prédio onde foi instalada a Secretaria de Cultura e Turismo, contando com sete salas e uma ampla área externa, onde poderão ser realizadas exposições e feiras de artesanatos.
# Durante os festejos comemorativos do 14 de Agosto em 2005 [ aniversário da cidade] a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com todas as outras secretarias do município, participou da elaboração e realização do evento, com exposição fotográfica contando a história de Barra do Mendes, com barraca de exposição de livros de autores da terra e apoio no desfile cívico;
# No mês de setembro o objetivo foi conquistado durante a realização do 1º Fórum Estadual de Turismo, em Salvador, com a inclusão do município de Barra do Mendes no Circuito do Diamante, juntando-se a Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Seabra e outras cidades da Chapada Diamantina.
# Objetivando a implantação do turismo no município com uma base estrutural, a prefeitura de Barra do Mendes firmou convênio de parceria com a Faculdade de Turismo da FIB [Faculdades Integradas da Bahia] para a vinda ao nosso município, mensalmente, de várias equipe de alunos do curso de turismo, para realizarem o diagnóstico e o levantamento das potencialidades turísticas. Esses alunos realizarão estudos e irão elaborar, junto com os professores da FIB, um projeto sustentável de desenvolvimento do turismo em Barra do Mendes.
# No dia 18 de maio, contando com a participação de comerciantes, artistas, artesãos, educadores e do prefeito Dr. Néu e de diversos secretários, foi realizada a 1ª Oficina de Planejamento Participativo do Turismo de Barra do Mendes. O evento foi realizado nas dependências da AABB e foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Centro Acadêmico da FIB.

ediziomestre@hotmail.com

 

Desarrollado por: Asesorias Web
s
s
s
s
s
s
s