s
s
s
s
s
s
s

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

Luiz Manoel DE FREITAS
Nacionalidad:
Brasil
E-mail:
Biografia
PERDÃO

Ultrapassei meus limites, transcendi,
Extrapolei na linguagem e no pensar,
Fui além da conta no amar,
Recriminei, gritei, zombei, pra magoar.

Reconheci em ti um novo ser,
Em mim não reconheci ser algum,
Busquei no tempo um número um
Das andanças, da beleza e do viver.

Deixei que a vida desse seu parecer,
Que a noite me envolvesse na escuridão,
Para encontrar no mais íntimo do meu ser
Um novo dia em total evolução.

Neguei-me o direito de sentir,
A ti neguei o direito de dizer,
Se teus lamentos um dia não quis ouvir
O meu amor não quisestes reconhecer.

Fui buscar em cada molécula em cada célula
Que compõem o arcabouço de minh'alma,
Encontrei entre elas muita clama
A energia que impulsiona o meu viver.

Hoje firme e forte, embora desolado,
Em paz aceito da vida a contradição,
Se não fostes capaz de perdoar,
Serei eu capaz de estender-te a mão.

Fiquei só, mas não me entreguei a solidão,
Reagi com toda a força que há mim,
Encontrei paz, pensando sempre assim:
Quem me magoa merece meu perdão.

RELEMBRANDO

Em breve retorno da memória
Descobri profundos enigmas do passado,
E num rápido mergulho na história
Revivi momentos inusitados

Num instante louco de impulsividade,
Vivi estágios intensos da loucura,
Contigo me deparei, num segundo de saudade,
Mas acordei de um sonho de tortura.

Arquitetei planos com vontade
De viver uma vida sem temor,
Encontrando em cada palavra, cada verdade,
Um grande sentimento impulsionador.

Assim, penetrei um mundo antes inabitado,
Extraindo a essência de mensagens majestosas,
Confesso, fiquei imensamente emocionado,
Em descobrir esta força intensa e poderosa.

Com corpo e alma com tanta vicissitude,
Alimentei coração com muito ardor,
Retornei a vida em plena magnitude,
Em paz, feliz e com muito amor.

NOSSOS LIMITES

É impossível viver no limiar do sentir,
Na ávida ânsia do sentir prazer,
Na perspectiva de encontrar o amor,
Na constante luta para evitar morrer.

Talvez encontremos todos, um dia, por aqui,
O caminho certo que vivemos a procurar,
Sem precisar esconder, nem sequer fugir,
Estrada a fora de nosso caminhar.

Se só alegria houvesse no viver
Não teria o dia sua parte na escuridão,
Teríamos um permanente alvorecer,
E nem os poetas falariam em solidão.

As flores abririam a toda hora,
Teríamos cravo, lírio e rosa a brotar,
A terra úmida seria aquecida, sem demora,
Favorecendo novas sementes a germinar.

E nós, homens frágeis, ricos de impurezas,
Externaríamos o mais íntimo de nosso eu,
Expondo nossos limites, nossas fraquezas,
Apesar de imagem e semelhança do Divino Deus.

biografia:
LUIZ MANOEL DE FREITAS

Nascido em 20 de maio de 1948, em Pirpirituba - Paraíba, filho de Manoel Pedro de Freitas e Arlete Macedo de Freitas. Aos [1963]13 deixou sua terra natal para estudar no Seminário São Francisco em J.Pessoa/PB.
Foi membro da diretoria do grêmio estudantile representante de turma nas duas Escolas agrícolas onde concluiu o ensino fundamental e médio [Colégio Agrícola Vidal de Negreiros em Bananneira/PB-1964/1966 e Colégio Agrícola de Jundiaí - Macaíba - RN - 1967/1970].Prestou exame vestibular para UFRN sendo classificado no 900 lugar, ingressando no curso de Odontologia. Trancou Matricula em 1972 e foi aprovado no vestibular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 10 lugar. Concluindo o curso de Licenciatura em Artes, Fez dois anos do curso de Pedagogia na URRN em Mossoró/Rn onde foi 190 lugar no vestibular. Retornou ao curso de Odontologia concluindo em 1979 com a medalha de aluno laureado. Assumiu as atividade clínicas em consultório odontológico sem abandonar sua vida profissional na Educação e em outras atividades comunitárias. Especializou - se em 1981 em Planejamento do Desenvolvimento Social pela UFCe. Aperfeiçoando - se Ação Comunitária através do Cursos de Desenvolvimento de Comunidades Rurais e Curso de Integração Institucional realizados na SUDENE - Recife -PE. No Ceará foi co-autor do Livro Organização e Comunidade -Uma Proposta Metodológica[ monografia].
Professor ciência, de artes, de técnicas agrícolas, geografia, coordenador de Projetos Sociais, Coordenador de Projeto Piloto de Aplicação de Flúor em Escolas de Primeiro Grau. Deixou o magistério para atuar como planejador, supervisor, avaliador e coordenador de projetos na Fundação CEPA. Aposentando-se como funcionário público no Estado do Rio Grande do Norte, tornou-se ativo integrante de projetos sociais como voluntário e voltou a sua terra natal.
Atuou em consultório odontológico em Natal, Tangará, São Paulo. Pirpirituba.Bananeiras e atualmente em João Pessoa.
Foi fundador e primeiro presidente da UNIDENTAL- Cooperativa de Trabalhos Odontológicos da Grande Natal. Presidiu de 1996 a 1998 a empresa Odontológica NEWDENT. Fundou e dirigiu o Projeto Reviver na Praia de Pitangui em Extremoz/RN; experiência que trouxe para o município de Pirpirituba, onde idealizou e fundou em conjunto com vários conterrâneos a organização também denominada de PROJETO REVIVER. No município de Pirpirituba, foi Secretario Municipal de Saúde[2002/2005], Presidente dos Conselhos Municipal de Saúde e do Direito da Criança Adolescente, Dentista do Saúde Bucal/PSF.
Lançou os livros Reviver[ mensagens e poemas] na 170 Bienalç de São Paulo em 2002 e Voltando as origens - Pirpirituba em 2003 - parceria com a escritora Sheyla Maria Ramalho Batista, participou de Coletâneas publicada pela Editora Scortecci/SP, e está mais quatro obras em fase final: Pirpirituba - O ano dos 50 anos, Crônicas de Uma Experiência Crônica, Vida... aos pedaços e Cartas e mensagens [não] Enviadas.
Luiz Manoel de Freitas, aos 55 anos[ 20/05/1948] dos quais 35 vividos em Natal/RN é um amante da natureza, romântico inveterado, boêmio com farta imaginação, pessoa de temperamento irrequieto, chegando a irreverência, resolveu ordenar os escritos da adolescência, da juventude e de sua maturidade e o que era apenas uma brincadeira[robe], virou uma intenção. Ser poeta? Ou pôr pra fora os sentimentos através da linguagem poética? Rotulado ou não de Poeta ou de escritor, Luiz Manoel de Freitas brinca com as palavras, fala do amor ou das raivas com a mesma carga de emoção, o que levou seu primeiro livro a ser adaptado pelo roteirista natalense, Alexandre Benício, para uma peça teatral, onde seus poemas, infiltrados nas músicas e virce versa, ou musicados pôr Sérgio Mariano parecem conjugar em todos os versos e em cada melodia os verbos sentir, viver, amar. Mesmo sem intenção suas obras são biografias, não descritiva na seqüência do nascer, crescer morrer, mas na exposição dos seus sentimentos, nas mais diversas fases de sua vida.
A sua efervescência mental contribui, sem sombra de dúvidas, para sua produção literária e hoje nos presenteia com o seu Vastas Emoções seu primeiro livro como membro titular da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores . Neste livro a Paixão é o tema central.

luizmfreitas@hotmail.com

 

Desarrollado por: Asesorias Web
s
s
s
s
s
s